Library of Congress reúne 155 milhões de itens em 470 idiomas diferentes XL
A Biblioteca do Congresso é a maior do mundo! Em seu interior repousam 155 milhões de obras literárias em 470 idiomas. São livros, jornais, partituras, mapas e até mesmo gravações de áudio que contam a história da humanidade, numa espécie de Alexandria moderna.
Tudo começou em 1800. Naquele ano, com a recente mudança da sede federativa norte-americana da Filadélfia para Washington DC, uma biblioteca reunindo os documentos e obras literárias do país foi criada no ainda jovem Distrito. Até que, em 1800, o Thomas Jefferson Building passou a ser o lar da literatura dos Estados Unidos.
A mudança se deu devido a dois fatores. Primeiro, devido a Thomas Jefferson, que vendeu seus 6487 livros ao governo, como um incentivo à biblioteca, que passou a colecionar obras com temas mais amplos que a história dos EUA. Depois disso, um incêndio em 1851 destruiu 35 mil livros, um retrato original de Cristóvão Colombo e outras relíquias. O acidente foi definitivo para a ida ao novo edifício.
A biblioteca é aberta ao público. Mas somente os portadores do “cartão de identificação do leitor” podem entrar nas salas de leitura e ter acesso aos livros. Esse cartão está disponível para pessoas a partir de 16 anos de idade, comprovados pela carteira de habilitação ou passaporte.
Como capital da maior economia do mundo, Washington é uma cidade que tem vida própria. A visita ao Distrito é uma viagem imperdível e, quando estiver por lá, conte conosco para te mostrar a alma da “Terra dos Bravos”!
–
XL
A Library of Congress em números
Conheça em detalhes o acervo da maior biblioteca do mundo:
– 35 milhões de livros e materiais impressos, dos quais 700 mil são considerados raros (entre eles uma cópia da Bíblia de Gutenberg);
– 3,4 milhões de gravações em áudio;
– 1,3 milhão de filmes, vídeos e programas de TV;
– 6,5 milhões de partituras;
– 5,4 milhões de mapas;
– 68 milhões de manuscritos;
– 100 mil revistas em quadrinhos;
– 860 km de estantes (mais do que os 735km que separam Washington de Ottawa, capital do Canadá)
– 1,7 milhão de visitantes por ano