Washington é palco de alguns dos momentos mais importantes da história musical dos EUA
Os monumentos e sedes do poder fazem Washington DC ter uma imagem sisuda, que de modo algum é real. A capital dos Estados Unidos tem uma forte veia artística, sendo palco de alguns dos maiores momentos da história da música no século 20. Dos Beatles ao Nirvana, todos têm alguma ligação com a cidade.
Em meados do século passado, o Washington Coliseum era uma das grandes casas de shows da América, rivalizando com o novaiorquino Madison Square Garden. Atualmente a casa não existe mais, mas suas histórias seguem intactas, e o grande capítulo aconteceu em um longínquo 1965.
Os Beatles já eram um grupo consagrado na Europa. “A Hard Day’s Night” e “Help”, que ecoavam pelas rádios e toca-discos do Velho Continente há anos, chegavam com força ao outro lado do Atlântico quando John, Paul, Ringo e George pisaram no palco para levar as 8.092 pessoas do Washington Coliseum (e as 72 MILHÕES que viam pela TV) ao delírio na fria noite de 11 de fevereiro de 1965. Como bons visitantes, os rapazes de Liverpool abriram seu primeiro show nos EUA com “Roll Over Beethoven”, sucesso do norte-americano Chuck Berry.
Assista ao show histórico na íntegra!
Um ano depois do vendaval britânico passar por DC, foi a vez de outro mito da música escrever sua história no palco do Coliseum. Bob Dylan já havia se apresentado uma vez na capital, num momento discreta em 1963. Porém, em 1965, o rapaz magro e de cabelos revoltos subiu ao palco para, aos 24 anos, fazer um dos grandes shows de sua carreira. Deste dia saiu a foto de capa do álbum “Bob Dylan’s Greatest Hits”, que o levou ao estrelato!
Após o caminho aberto nos anos 1960, a década de 1980 trouxe a raiva e angústia adolescente à tona com toda a força. O movimento hardcore punk crescia e se espalhava pelas ruas da capital, assim como em Los Angeles e New York. Grupos como Minor Threat e Bad Brains berravam seu descontentamento com o governo de Ronald Reagan tão alto que sua influência se espalhou pelo país, num movimento que mudou a música, a moda e toda a cultura pop, culminando no nascimento de ícones como o Nirvana, em Seattle, a 5 mil km de distância da capital.
Por momentos como esses, Washington DC é muito mais que o endereço da Casa Branca: a capital dos EUA é uma das cidades que moldam o mundo. E nós, na Black Hawk Sedans, representamos a alma brasileira no coração da América. Conte com os nossos serviços para conhecer cada detalhe do sonho americano!
—
Curiosidade
Em 1965, os Beatles já eram o maior fenômeno da cultura pop mundial. Portanto, os ingressos para um show dos rapazes de Liverpool deveriam custar os olhos da cara, certo? Errado! As entradas para o evento no Washington Coliseum, na noite de 11 de fevereiro daquele ano, variavam entre incríveis 2 e 4 dólares!