Newseum é a história segundo o jornalismo
Museu em Washington DC remonta o século passado sob a ótica de um dos seus principais atores: a imprensa livre
O número 555 da Pennsylvania Avenue NW remonta a história do século 20 sob o ponto de vista da imprensa. O Newseum é um dos museus mais visitados de Washington DC e foi criado com os objetivos de “ajudar o público e os meios de comunicação a compreenderem melhor uns aos outros” e “sensibilizar o público para a importância do papel da imprensa livre em uma sociedade democrática”.
Os visitantes pagam US$24.27(cerca de R$85) para ter acesso às 15 galerias e 15 salas de cinema espalhadas por 7 andares, que somam 23 mil m² de área dedicada a momentos históricos, como os ataques de 11 de setembro, a Primeira Emenda e exposições sobre o surgimento do rádio da TV e da Internet.
Mas, sem dúvidas, o que mais chama atenção no Newseum é um ícone do século passado. O museu norte-americano tem a maior concentração de partes do Muro de Berlim fora da Alemanha. Em uma exposição permanente, você pode ver cara a cara a parede que dividiu não apenas um país, mas também o mundo durante 28 anos.
O museu conta com outras exposições fixas, como a “Today’s Front Pages Gallery”, que traz as capas do dia de 700 jornais ao redor do mundo; a “Pulitzer Prize Photographs Gallery”, com fotos vencedoras do Pulitzer, maior prêmio do jornalismo; e o “Journalists Memorial”, em honra à memória dos profissionais que deram suas vidas em busca das grandes notícias.
O Newseum em si é uma ode à liberdade, valor essencial para o povo norte-americano. Visitá-lo é uma parte importante para entender como os Estados Unidos valorizam a troca de informações e a livre circulação de notícias. Conte com os nossos serviços para, mais do que visitar os EUA, entender a alma do país que, conforme canta seu hino, “é a terra dos livres e lar dos bravos”.
Curiosidade
Além de receber milhares de visitantes, o Newseum abriga desde 2013 os estúdios e escritórios da rede Al Jazeera, maior emissora de TV do mundo árabe.