Construído no auge da Guerra Fria, quartel-general do FBI guarda semelhanças com um evento que os brasileiros conhecem bem
A 6 minutos de distância da Casa Branca, o J. Edgar Hoover Building é o quartel-general do Federal Bureau of Investigation – ou simplesmente FBI, sigla que consagrou a maior agência de inteligência do planeta. Inaugurado em 30 de setembro de 1975, oito anos após o previsto, o edifício foi idealizado por John Kennedy, num esforço para proporcionar estrutura a uma das agências federais mais atuantes naqueles tempos de Guerra Fria.
Com custo inicial calculado em 60 milhões de dólares e previsão de entrega para 1967, a construção começou efetivamente em janeiro de 1966 – já dois anos depois do previsto – e custou 126 milhões de dólares aos contribuintes. Você deve se lembrar de alguma coisa parecida num certo país que sediou um certo grande evento mundial recentemente.
O local de Washington DC escolhido para erguer o prédio foi a Pennsylvania Avenue, então conhecida por reunir casas e lojas deterioradas e pequenos edifícios comerciais de baixo valor. Com a chegada de uma grande estrutura governamental à região, um plano de revitalização foi criado para a área, visando deixar um legado – palavra que causa calafrios aos brasileiros desde 2014. Mas lá o objetivo foi alcançado, e a região se desenvolveu exponencialmente com a chegada do Hoover Building.
O prédio tem arquitetura brutalista, estilo no qual a estrutura de concreto não processado é utilizada para criar superfícies dramáticas com formas esculturais monumentais. E ali, no número 935 da Pennsylvania Avenue NW, o FBI se desenvolveu incrivelmente, passando de um mero órgão subordinado ao Department of Justice a um símbolo dos Estados Unidos conhecido em todo o mundo. Mas, passados apenas 40 anos (pouca idade se compararmos com outros prédios históricos de DC), o edifício batizado em homenagem ao diretor mais conhecido da história da agência é tido como obsoleto, e o Bureau já pensa em uma nova sede.
A história de Washington DC é riquíssima e, de certa forma, reflete o que aconteceu com a humanidade nos últimos séculos. Para conhecer a fundo esse símbolo global, conte conosco! A equipe Black Hawk Sedans está preparada para te mostrar cada cantinho da alma norte-americana.
PS.: A FIFA não foi responsável pela idealização do projeto do J. Edgar Hoover Building.
–
Curiosidade
Coincidência ou não, a apenas uma quadra de distância da sede do FBI você pode visitar o International Spy Museum. O museu reúne desde itens espetaculares, como batons-pistola ou cartas feitas com tinta invisível, até uma exposição narrando a história da espionagem, que remonta até a Moisés!