DC tem compromisso com liberdade religiosa
Tragédia em Orlando levantou questão sobre intolerância, que não existe na capital
O ataque à boate em Orlando que tirou a vida de 49 pessoas, na semana passada, reacendeu o debate sobre intolerância religiosa nos Estados Unidos. Em grande parte inflamado pelo candidato republicano à Presidência, Donald Trump, o furor causado pelo maior ataque terrorista em território norte-americano depois do 11/9 não encontra coro em Washington DC, uma cidade extremamente multicultural.
No centro do debate sobre xenofobia, a comunidade islâmica tem aqui na capital seu maior símbolo religioso em todo o Ocidente. O Islamic Center of Washington, inaugurado em 1957, é um centro cultural que fica pertinho do Rock Creek, na Embassy Row. A localização perto das embaixadas não é um acaso: a comunidade de diplomatas de DC fez um enorme esforço para criar um local que representasse a segunda religião com mais fieis no planeta – mais de 1,5 bilhão de pessoas, ou 22,9% dos seres humanos vivos neste planeta enquanto você lê este texto, são muçulmanos!
A ideia para o Islamic Center surgiu em 1944, quando o então embaixador da Turquia faleceu e Washington não tinha nenhuma mesquita para realizar seu funeral. O terreno para o empreendimento foi comprado em 1946, com a pedra fundamental sendo fincada em 1949. Um dos maiores momentos de sua história aconteceu em 19 de setembro de 2001. Naquele dia, uma semana após o fatídico ataque às Torres Gêmeas de Nova York, o então presidente George W. Bush fez ali um discurso histórico, no qual citou o Alcorão para reforçar o que parece óbvio, mas muitos se esquecem: a vasta maioria dos muçulmanos são cidadãos pacíficos.
Nossas preces e sentimentos estão com as famílias das vítimas de Orlando e reiteramos que nada justifica a violência, seja ela por parte de terroristas ou de cidadãos que se sintam indignados com atos covardes como o realizado por homens que não diremos os nomes por acharmos que eles não merecem nada além do nosso esquecimento. Ao contrário do que eles querem fazer parecer, os EUA são um ótimo lugar para se estar, e nós garantimos que você tenha aqui as grandes experiências da sua vida!
—
Curiosidade
O Islamic Center of Washington é um grande centro de tradições islâmicas. Além da mesquita, ainda abriga uma biblioteca e salas de aula, onde acontecem aulas sobre o Islã e línguas árabes – para aqueles que já nasceram nos EUA mas não queiram perder seus laços culturais. Ah, sim! Você lembra dos diplomatas que se uniram para construir o local, como contamos lá no início? Pois é, eles também são responsáveis pela administração do Islamic Center, formando um conselho responsável pelas decisões acerca do local.